Spathoglottis - Orquídea grapete - COLHEITA PROGRAMADA
Entenda a Colheita Programada:
Por serem estruturas vivas de armazenamento de nutrientes para o desenvolvimento das plantas, os bulbos* podem perder sua capacidade reprodutiva se ficarem por muito tempo armazenados em estoque.
Pensando nisso, a Loja do Jardim adotou a Colheita Programada para oferecer bulbos sempre com alta qualidade reprodutiva aos seus clientes. Desta forma, são realizadas colheitas a cada 20 (vinte) dias e, nesses procedimentos, faremos a colheita dos pedidos efetuados dentro deste período. Assim, ao efetuar sua compra, é preciso que o cliente saiba que o prazo de entrega informado ao finalizar seu pedido refere-se apenas ao prazo de entrega dos Correios – ou seja, ao prazo que será contado após a postagem do seu pedido e não do prazo a ser contado da compra até a entrega. Isso ocorre porque é necessário contabilizar, além disso, o prazo necessário para colheita e entrada dos produtos em nosso estoque. Saiba Mais AQUI
Sobre a Planta:
O nome do gênero Spathoglottis origina-se do grego: spathe, que significa “flor”, e glotta, que significa “língua”, uma referência ao formato do labelo.
O Gênero é composto por cerca de 50 espécies, todas de hábito terrestre, espalhadas por todos os continentes, mas com maior ocorrência na Ásia, em altitudes de 700 a 2000 metros.
A Spathoglottis plicata é de fácil cultivo e bem adaptável, desde que em condições climáticas propícias. Aliás, em condições muito propícias pode se espalhar até de forma invasiva. Como no Havaí e em algumas ilhas do Caribe, onde esta orquídea chegou a se tornar invasora.
Uma particularidade da Spathoglottis é que ela tem um aroma que lembra o cheiro de uva e isso explica seu nome popular: "orquídea-grapete”, palavra originária do latim: "grappolus", que significa “cacho de uvas”.
Ela também é conhecida popularmente por orquísea-uva e orquídea-cheiro-de-uva
Dicas de Cultivo:
A Spathoglottis é uma orquídea terrestre, herbácea e ornamental. Apresenta pseudobulbos pequenos, de onde surgem folhas grandes, plissadas, estreitas, com cor verde vibrante e cerca de 30 cm de comprimento. Pode florescer em qualquer época do ano, despontando acima da folhagem belas inflorescências racemosas, densas e eretas, que vão abrindo as flores da base em direção ao ápice. As flores são roxas, com o labelo franjado e amarelo, e possuem cerca de 4 cm de diâmetro. A floração se estende por 30 a 45 dias. Se polinizadas produzem frutos alongados e verdes, com nervuras longitudinais marcadas e numerosas sementes diminutas.
O plantio deve ser feito direto em terra, seja em canteiro ou em vaso.
Adapta-se bem tanto em climas tropicais quanto temperados, à meia sombra ou a sol pleno.
Produz cachos com até 25 flores de 2,5cm de diâmetro, em hastes florais que variam de 40 a 50cm de comprimento.
Recomenda-se o cultivo em canteiros ou vasos largos, com mistura de terra ou substrato comum. Não é recomendado o cultivo em fibra de coco.
É normal que durante os meses de verão essa orquídea apresente folhas levemente amareladas e com manchas e não quer dizer que a planta esteja com problemas. Passada essa época, surgirão folhas novas e sadias.
Embalagem com 1 (uma) unidade de bulbo/rizoma